Como funciona a concertina?
Também chamada de “Razor Wire” ou “Ouriço”, a concertina tem uma estética agressiva, mas é uma excelente proteção perimetral para qualquer tipo de patrimônio. Esse tipo de fita farpada significa serias consequências para quem tentar transpor o limite protegido.
A concertina é barata, requer pouca manutenção e tem uma vida útil longa. Além disso, seu visual agressivo já é bem intimidador, para potenciais inovadores. Entretanto, é preciso tomar cuidados extras com crianças quando esse equipamento estiver instalado, já que os danos causados pela fita farpada são agressivos.
Um alerta especial vai para quem tem animais domésticos: acidentes com a concertina pode acontecer e são especialmente perigosos para gatos.
Como já foi mencionado, a concertina muitas vezes é a opção principal quando existe a ideia de criar proteção perimetral. No Brasil , a barreira é instalada em qualquer tipo de estabelecimento, seja ele comercial ou residencial.
Por conta da estrutura parecida com espiral, as lâminas em aço galverizado inoxidável são altamente cortantes e proporcionam alto risco para limitar a passagem de pessoas ou animais na região danificada.
Dessa forma, o elevado nível de intimidação é o maior benefício da concertina – que talvez possua mais vantagens em relação à cerca elétrica neste quesito. De toda forma, quem opta por esse tipo de proteção também perceberá vantagens imediatas em relação a:
- custo-benefício de uso: em regra, a opção costuma ter valores mais competitivos;
- manutenção baixa: o aço inoxidável é extremamente resistente, suportando bem situações bem situações de Sol ou chuvas.
A tecnologia também trouxe avanços no ramo de segurança e já existem diversas variáveis da concertina tradicional. O mercado oferece opções customizadas, as quais possuem alarme ou tensão elétrica. Certamente, uma ótima opção para quem quer agregar valores de excelência na segurança.